• Mapa Turístico
  • Paiol de Marte (loja de turismo), Coroada, 4930 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Espaço de peregrinação comercial

Nas últimas décadas, o Centro Histórico de Valença tem-se afirmado como um importante espaço de peregrinação comercial de dimensão transfronteiriça. Tal como no passado, a Fortaleza de Valença continua a ser, hoje, um local privilegiado para todos os que aqui vivem e visitam, permitindo o contacto com a história e o património (não só do concelho, mas do país e da região), bem como para a fruição paisagística.

Considerada como uma das maiores áreas comerciais ao ar livre de Portugal, a zona interior das muralhas de Valença está recheada de pequenas lojas de comércio tradicional que valem certamente a sua visita! Integrada na Rota do Artesanato dos Caminhos de Santiago, Valença é, também, rica nesta arte, uma das mais importantes manifestações da sua cultura popular, e daqueles que foram outrora os ofícios tradicionais das gentes do Vale do Minho, o seu modo de vida, os seus valores, hábitos e costumes. A actividade comercial também tem uma grande importância a nível económico, ou não fosse esta conhecida como Praça Forte do Comércio, já que a actividade comercial tem um importante peso no emprego dos residentes do concelho.

Além das inúmeras lojas e da Fortaleza de Valença, há a referir as feiras semanais de Valença (Quarta-feira) e Vila Nova de Cerveira (Sábado) que atraem centenas de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.

Feiras e Mercados

Descobre Feira anual dos Santos

Feira anual dos Santos

01 e 02 de novembro | durante o dia
Passos - Cerdal

A freguesia de Cerdal revive a emblemática Feira dos Santos, sempre nos dias 1 e 2 de Novembro, também denominada Feira dos Pericos dos Santos, por ser o único local no mundo onde se encontram os “Pericos”, fruto de época.
 

Descobre Feira de antiguidades e velharias

Feira de antiguidades e velharias

1º domingo do mês | durante o dia
Mercado Municipal

Mais de uma centena de expositores, oferecem-lhe, no espaço do mercado municipal, milhares de peças, autênticas relíquias que vão fazer as delícias de colecionadores, amadores e apreciadores.

Descobre Feira mensal de Cerdal

Feira mensal de Cerdal

2º domingo do mês | durante o dia
Passos - Cerdal

No recinto de Passos, freguesia de Cerdal, realiza-se, no segundo domingo de cada mês, a feira de Cerdal. Um espaço amplo com os mais variados produtos, complementada por um mercado das Lavradeiras, onde pode adquirir produtos biológicos caseiros.
 

Descobre Feira mensal de Valença

Feira mensal de Valença

1º domingo do mês | durante o dia
Terreiro da Feira - Av. Sá Carneiro

O mesmo espaço da feira semanal, acolhe a feira mensal, no primeiro domingo de cada mês, com uma centena de tendas dos mais diversos produtos.

Descobre Feira semanal de Valença

Feira semanal de Valença

Quartas-Feiras | durante o dia
Terreiro da Feira - Av. Sá Carneiro

Todas as quartas-feiras, durante o dia, encontra na feira semanal de Valença, uma das maiores de Portugal. Mais de 300 tendas apresentam produtos diversificados e de grande qualidade. As novidades do vestuário, dos têxteis lar, dos “trapos”, do calçado, das bijuterias, o artesanato local e regional, as frutas da época er tantas coisas mais são um convite a percorrer um mercado emblemático.

Descobre Mercado das Lavradeiras

Mercado das Lavradeiras

Quartas-feiras e sábados | Durante a manhã
Mercado Municipal

Todas as quartas-feiras e sábados, durante a manhã, encontra os mais variados produtos biológicos, da época, no edifício do mercado municipal.
Toda a frescura dos nossos campos desce à cidade.

Mapa de Lojas

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.