• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Bacalhau à s. Teotónio

26 de setembro de 2016

A origem desta receita obriga-nos a recuar no tempo


Ao chefe Pinto foi confiada a criação de uma receita que com o nome do primeiro Santo Português iria ser baptizada bacalhau á S. Teotónio. Esta criação culinária era a forma de simbolizar o nome do Santo filho de Valença onde nascera em 1082 em Tardinhade Ganfei.

Bacalhau à Contrasta

26 de setembro de 2016

Uma receita que casa o bacalhau com o polvo galego


A textura, o aroma e o tempero, com o bacalhau, o polvo, a batata, a cenoura, a espiga de milho, a couve e a cebola roxa, prometem, "fazer do Bacalhau à Contrasta «um manjar digno dos deuses»”. A partir de agora o Bacalhau à Contrasta passará a estar presente nas ementas dos restaurantes da cidade aderentes à iniciativa.

Cinco Receitas de Lampreia

Lampreia é em Valença

6 de março de 2018
Se é amante de lampreia já experimentou o Arroz de Lampreia ou à Bordalesa. Em Valença, encontra estes pratos, mas, também, a  oportunidade de saborear a Assada no Forno, a Recheada e a Seca. Cinco das mais celebres formas de saborear a divina lampreia, em Valença.

Cabrito à Sanfins

Das Serranias Valencianas

6 de março de 2018
Criado nas puras pastagens do rosmaninho e da carqueja, o Cabrito à Sanfins é único. Uma carne tenra e aromática é preparada em fornos a lenha. Carne tostada é apresentada com o celebre arroz de pingo.

Anho no Forno

Rei das Festas Grandes

6 de março de 2018
Nas festas grandes e da família de Valença não pode faltar o Anho no Forno. Das serranias vem a carne, aromatizado em banhos de segredos e tostadinho nos tradicionais fornos a lenha. Na mesa apresenta-se com o celebre arroz do pingo.

Caldo Verde de Valença

Uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal,

6 de março de 2018
Sopa genuína de Valença em que couve galega, cegada bem fina, é abundante, com fino azeite à superfície, a tora de chouriço e acompanhada de  broa de milho.

Os Valencianos

Doce Tentação

26 de setembro de 2016

O Valenciano é um bolo com carácter forte. Se gosta de descobrir combinações perfeitas tem de experimentar o recheio de doce de ovos com amêndoa e chila, que se esconde num corpo robusto de delicada massa folhada, levemente camuflada com açúcar em pó e canela. Inspirados na misteriosa doçaria conventual de Valença, o que foi uma receita muito bem protegida, é hoje, felizmente, um segredo que pode ser saboreado por todos.

Borrachinhos de Valença

Doce Conventual

6 de março de 2018
As freiras franciscanas do Convento do Bom Jesus de Valença deixaram o segredo de um doce conventual único, os Borrachinhos de Valença. Em tempos, era tradição, na altura do Natal e da Páscoa, colocar-se borrachinhos num pote, junto à lareira para serem “oferecidos a quem com Deus viesse”.

Pericos dos Santos

17 de outubro de 2018
Os Perícos dos Santos são um fruto emblemático do outono valenciano. Característicos do nosso concelho, são um fruto único, sem paralelo à escala mundial, que ao longo dos séculos se foi adaptando à nossa região e perpetuado pelos agricultores valencianos.
Este é um fruto de características únicas, com o formato  pequeno arredondado,  de cor acastanhada clara e sabor agridoce. O Periqueiro dos Santos é uma árvore de fruto, da família das rosaceaes, do género pyrus, com características únicas que não são confundíveis com o pyrus cordata ou o pyrus bourgaeana, bem como com os escambroeiros ou os pilriteiros tão presentes na nossa região.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.