Turismo de Valença

Conteúdo

Ponte Metálica sobre o Rio Minho

Símbolo histórico da ligação à Galiza

29 de março, 2019
Memória da fronteira é um dos grandes símbolos das relações entre Portugal e Espanha. Nos passadiços laterais guarda as memórias das tantas vezes que a Irmã Lúcia, vidente de Fátima, a residir em Tui, atravessou para ir à missa a Valença.

GPS 42°02'10.6"N - 8°38'48.5"W
Datada de 1886 tem uma extensão de cerca de 400 metros, sendo o tabuleiro inferior rodoviário e o superior ferroviário.

A meio da ponte sinta a simbologia jacobeia e a mística de estar num local único, colocando um pé em Portugal e outro em Espanha. Aprecie o rio Minho, e a catedral fortificada de Tui.

Antiga Alfândega

Memórias da Fronteira

29 de março, 2019
Espaço memória, da antiga fronteira, guarda os testemunhos das travessias demoradas, dos passaportes, dos salvo condutos, do contrabando e do trapiche.

GPS 42°2’4.18”N - 8°38’41.73”W
Contemple a escultura “Ritmos de Primavera“, de Arlindo Rocha e o painel de Júlio Resende.

A fronteira, demarcada pelo rio Minho e unida pela Ponte Internacional, marcou a vida das duas comunidades, durante séculos, hoje é livre e franca.

Fortaleza de Valença

Mais de 2 mil anos de história

29 de março, 2019
Com mais de 5 Kms de extensão de muros é uma das principais fortificações abaluartadas do mundo, candidata a Património Mundial, junto da UNESCO. A estrutura militar atual data das Guerras da Restauração, dos séculos XVII e XVIII, conservando vestígios de mais de 2 mil anos de história.

GPS 42°01'36.2"N - 8°38'45.3"W
Esta é uma obra de arquitectura militar gótica e barroca.

Localizada no topo de dois outeiros, é formada por dois polígonos: a Praça, ou Recinto Magistral e a Obra Coroa, ou Coroada.

Igreja da Colegiada de Santo Estévão

Com quadro da Virgem do Leite

29 de março, 2019
Sede da Colegiada de Santo Estêvão, desde 1398 e do Bispado de Ceuta, teve um papel preponderante nos domínios religiosos do Alto Minho. Principal templo cristão de Valença, aqui veio muitas vezes a Irmã Lúcia assistir às missas dominicais e matar saudades da lingua materna.

GPS 42°01'54.2"N - 8°38'40.9"W
Deslumbre-se com o quadro da Virgem do Leite, o único que em Portugal escapou à inquisição.

No altar-mor os painéis de São Vicente e a Cátedra dos bispos de Ceuta, peça tardo-medieval e que é a mais antiga cadeira episcopal do património português.

Praça da República

No coração da Fortaleza

29 de março, 2019
O casario do século XIX, marcado pela azulejaria portuguesa, leva-nos ao coração da Fortaleza, a Praça da República, em tempos Largo de São João.

GPS 42°01'49.7"N - 8°38'40.9"W
Pare aprecie a vida desta terra raiana, onde o português, o galego e o castelhano se misturam num linguajar único.

Entre peregrinos, turistas e locais o bulício do forte é constante, entre as ruas comercias e as ruas que nos remetem sempre para as vistas das muralhas.

Capela Militar do Bom Jesus

Estilo barroco e neoclássico

29 de março, 2019
Capela militar da Fortaleza. Contemple a imagem da Nª Sra do Carmo, heroína e inspiradora de tantas batalhas travadas pelos batalhões de Valença. À mochila de um soldado acompanhou sempre os nossos soldados nas linhas da frente e mereceu, tantas vezes o olhar inspirador da Irmã Lúcia.

GPS 42°01'42.1"N - 8°38'43.0"W
Datada de 1700 é uma capela barroca e neoclássica de planta longitudinal e nave única.

Portas da Coroada

Patrimônio Histórico

29 de março, 2019
Saia da Fortaleza pelas Portas da Coroada. Aprecie a robustez e extensão dos muros da Fortaleza. Percorra o túnel, que já teve ponte levadiça, rastrilho e 4 portas de madeira.

GPS 42°01'38.5"N - 8°38'44.6"W
Não fique indiferente às janelas espingardeiras, para tiro lateral, que atestam como esta era uma Fortaleza invencível.

Datada de 1700 é um convite a entrar numa viagem pelos momentos mais marcantes das aventuras históricas entre Portugal e Espanha.

Albergue São Teotónio – Valença

"Ultreia Sus Eia"

29 de março, 2019
Nas portas da cidade de Valença está o Albergue de São Teotónio. Este foi o primeiro albergue para peregrinos que surgiu em Portugal e leva o nome do primeiro santo português, São Teotónio, que nasceu em Valença. No exterior a pedra jacobeia “Ultreia Sus Eia”, dá as boas vindas e o bom caminho aos peregrinos.

GPS 42°01'31.8"N - 8°38'46.4"W

Antigo Colégio Português

Século XX

29 de março, 2019
Aqui entregou em mão a Irmã Lúcia o 3º segredo de Fátima, ao Bispo de Leiria Fátima, para posteriormente o encaminhar para o Vaticano.

GPS 42°01'33.3"N - 8°38'30.2"W
O Edifício do Antigo Colégio Português, ou Asilo Fonseca, datado de princípios do séc. XX, é um dos mais imponentes de Valença e no seu interior conserva uma capela com devoção a Nª Srª de Fátima.

Capela do Senhor do Bonfim

Entre Gandra e Arã

29 de março, 2019
No Largo dos Viana, entre Gandra e Arão, está um templo dedicado ao Senhor do Bonfim. Sempre de portas abertas, aos peregrinos para Santiago, situa-se em pleno eixo dos Caminhos de Santiago, bem perto do lugar de Albergaria que atesta a existência medieval de um espaço para acolhimento / alojamento e mudas de cavalos.

GPS 42°00'32.1"N - 8°38'15.1"W

Ponte Romana da Pedreira

Atravessa a ribeira da Mira

29 de março, 2019
Em Cerdal, está a Ponte romano / medieval que atravessa a ribeira da Mira, formando um arco com tabuleiro, em cavalete, assente sobre um arco abatido.

GPS 41°59'014"N - 8°38'00.3"W
Por aqui passava a via romana de Braga a Astorga e desde então marcou sempre o principal, eixo de comunicação entre o norte de Portugal e a Galiza.

Cruzeiro do Senhor dos Aflitos

Espaço de oração

29 de março, 2019
Chegamos ao centro de Fontoura onde, nas imediações da igreja paroquial, está a capela e cruzeiro do Senhor dos Aflitos. E, se dúvidas houvesse que o caminho passa aqui, elas ficam dissipadas olhando para o cruzeiro. Ali está o cajado e a vieira, símbolos do peregrino.

GPS 41°57'21.7"N - 8°37'58.8"W
Neste espaço de oração, uma placa convida a rezar por Alfredo Jeremias Sampedro um dos pioneiros da recuperação do Caminho Português de Santiago.

Cruzeiro do Senhor dos Caminhos

Valor Histórico e Memória

29 de março, 2019
Em Fontoura está o Senhor dos Caminhos, considerado um dos principais símbolos do Caminho Português. Trata-se de um cruzeiro que tem um retábulo, em madeira, com a representação de Cristo crucificado.

GPS 41°56'59.4"N - 8°37'57.7"W
Em 2005, um membro da “Deutsche St. Jakobus-Gesellchaft E. V.”, passando aqui, apaixonou-se pela imagem e percebeu que a madeira estava em mau estado de conservação. Depois de cumprir a peregrinação patrocinou o restauro do retábulo.

Caminho Português da Costa

Caminho Português Central

Caminho de Fátima

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.