• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Caminho Português Central

Primeiro em Portugal

Albergue São Teotónio – Valença

Descobre Albergue São Teotónio – Valença

Nas portas da cidade de Valença está o Albergue de São Teotónio. Este foi o primeiro albergue para peregrinos que surgiu em Portugal e leva o nome do primeiro santo português, São Teotónio, que nasceu em Valença. No exterior a pedra jacobeia “Ultreia Sus Eia”, dá as boas vindas e o bom caminho aos peregrinos.

GPS 42°01'31.8"N - 8°38'46.4"W

Memórias da Fronteira

Antiga Alfândega

Descobre Antiga Alfândega

A fronteira, demarcada pelo rio Minho e unida pela Ponte Internacional, marcou a vida das duas comunidades, durante séculos, hoje é livre e franca.

GPS 42°2’4.18”N - 8°38’41.73”W

Valor Histórico e Memória

Capela do Senhor do Bonfim

Descobre Capela do Senhor do Bonfim

No Largo dos Viana, entre Gandra e Arão, está um templo dedicado ao Senhor do Bonfim. Sempre de portas abertas, aos peregrinos para Santiago, situa-se em pleno eixo dos Caminhos de Santiago, bem perto do lugar de Albergaria que atesta a existência medieval de um espaço para acolhimento / alojamento e mudas de cavalos.

GPS 42°00'32.1"N - 8°38'15.1"W

Datada de 1700

Capela Militar do Bom Jesus

Descobre Capela Militar do Bom Jesus

Capela militar da Fortaleza. Contemple a imagem da Nª Sra do Carmo, heroína e inspiradora de tantas batalhas travadas pelos batalhões de Valença. À mochila de um soldado acompanhou sempre os nossos soldados nas linhas da frente.

GPS 42°01'42.1"N - 8°38'43.0"W

Cravado de símbolos do peregrino

Cruzeiro do Senhor dos Aflitos

Descobre Cruzeiro do Senhor dos Aflitos

Chegamos ao centro de Fontoura onde, nas imediações da igreja paroquial, está a capela e cruzeiro do Senhor dos Aflitos. E, se dúvidas houvesse que o caminho passa aqui, elas ficam dissipadas olhando para o cruzeiro. Ali está o cajado e a vieira, símbolos do peregrino.

GPS 41°57'21.7"N - 8°37'58.8"W

Retábulo em madeira

Cruzeiro do Senhor dos Caminhos

Descobre Cruzeiro do Senhor dos Caminhos

Em Fontoura está o Senhor dos Caminhos, considerado um dos principais símbolos do Caminho Português. Trata-se de um cruzeiro que tem um retábulo, em madeira, com a representação de Cristo crucificado.

GPS 41°56'59.4"N - 8°37'57.7"W

Candidata a Património Mundial da UNESCO

Fortaleza de Valença

Descobre Fortaleza de Valença

Com mais de 5 Kms de extensão de muros é uma das principais fortificações abaluartadas do mundo, candidata a Património Mundial, junto da UNESCO. A estrutura militar atual data das Guerras da Restauração, dos séculos XVII e XVIII, conservando vestígios de mais de 2 mil anos de história.

GPS 42°01'36.2"N  - 8°38'45.3"W

Século XIII

Igreja da Colegiada de Santo Estévão

Descobre Igreja da Colegiada de Santo Estévão

Sede da Colegiada de Santo Estêvão, desde 1398 e do Bispado de Ceuta, teve um papel preponderante nos domínios religiosos do Alto Minho. Deslumbre-se com o quadro da Virgem do Leite, o único que em Portugal escapou à inquisição.

GPS 42°01'54.2"N - 8°38'40.9"W

Local de mística jacobeia

Ponte Metálica sobre o Rio Minho

Descobre Ponte Metálica sobre o Rio Minho

A meio da ponte sinta a simbologia jacobeia e a mística de estar num local único, colocando um pé em Portugal e outro em Espanha. Aprecie o rio Minho, a catedral fortificada de Tui e a Fortaleza de Valença.

GPS 42°02'10.6"N - 8°38'48.5"W

Eixo de ligação de Braga a Astorga

Ponte Romana da Pedreira

Descobre Ponte Romana da Pedreira

Em Cerdal, está a Ponte romano / medieval que atravessa a ribeira da Mira, formando um arco com tabuleiro, em cavalete, assente sobre um arco abatido.

GPS 41°59'014"N - 8°38'00.3"W

Entrada para a Fortaleza

Portas da Coroada

Descobre Portas da Coroada

Entre na Fortaleza pelas Portas da Coroada. Aprecie a robustez e extensão dos muros da Fortaleza. Percorra o túnel, que já teve ponte levadiça, rastrilho e 4 portas de madeira.

GPS 42°01'38.5"N - 8°38'44.6"W

Espaço repleto de vida

Praça da República

Descobre Praça da República

O casario do século XIX, marcado pela azulejaria portuguesa, leva-nos ao coração da Fortaleza, a Praça da República. Pare aprecie a vida desta terra raiana, onde o português, o galego e o castelhano se misturam num linguajar único.

GPS 42°01'49.7"N - 8°38'40.9"W

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.