• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Caminho Português da Costa

Natureza exuberante

Biótipo da Veiga da Mira

Descobre Biótipo da Veiga da Mira

Área protegida com 300 hectares, na confluência do ribeiro Mira com o rio Minho, é uma das mais importantes reservas de fauna e flora da bacia deste rio. Garças, lontras, aves rapinas, aves migratórias, num ambiente de floresta ribeirinha, convidam a mergulhar numa natureza exuberante.

GPS 42° 0’3.48” N - N 8°39’16.06”W

Pequeno Porto de pescadores

Cais dos Pescadores de Cristelo-Covo

Descobre Cais dos Pescadores de Cristelo-Covo

Aqui é terra de pescadores, ligados ao rio Minho e à pesca tradicional da lampreia e do sável. No pequeno Porto de pescadores podem desfrutar de momentos de descanso e entretenimento e apreciar o fluir do Rio Minho.

GPS 42°1’5.50”N - 8°39’21.08”W

Património

Cruzeiro do Senhor do Socorro

Descobre Cruzeiro  do Senhor do Socorro

Os cruzeiros e as alminhas marcam os caminhos do Minho. Nos cruzamentos dos caminhos, em espaços muitas vezes de cultos pré-cristãos, foram implantados cruzeiros e alminhas. Pare, contemple e medite está em Cristelo Côvo.

GPS 42º00’43.18”N - 8º39’15.25”W

Sobre o rio Torto

Ponte de Chamosinhos

Descobre Ponte de Chamosinhos

Ponte romano/medieval, sobre o rio Torto, integrava a antiga estrada romana “Per Loca Marítima” que subia a margem esquerda do rio Minho e passava nesta ponte. A meio da ponte está a cruz, com a figura do Cristo Crucificado. Pare no ponto de descanso, aprecie a ponte e o aqueduto, aproveite e relaxe num local que já foi famoso pelas suas águas sulfurosas frias.

GPS 41°59’15.53”N - 8°40’7.23”W

Ponte Medieval

Ponte Romano da Veiga da Mira

Descobre Ponte Romano da Veiga da Mira

Construção romano medieval sobre o ribeiro da Mira, com um tabuleiro de três metros, em cavalete, integrava a via romana “per loca marítima” e a estrada medieval para Valença. Até meados do último século aqui se faziam os batismos da meia noite, um ritual de fertilidade com origens pré-cristãs. Aproveite o ponto de descanso e viaje pelas memórias de peregrinos, mercadores, e guerreiros que calcorrearam este caminho.

GPS 42° 0’7.29”N - 8°39’26.35”W

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.