Turismo de Valença

Conteúdo

Espaço de peregrinação comercial

Valença convida a fazer compras!

Valença é referência de boas compras em toda a Península Ibérica, desde as lojas mais históricas às mais glamorosas da atualidade. Um autêntico espaço de peregrinação comercial de dimensão transfronteiriça.

Considerada como uma das maiores áreas comerciais ao ar livre da Europa, a zona interior da Fortaleza de Valença está recheada de lojas de comércio tradicional que valem bem a sua visita! Os texteis-lar são o produto mais emblemático e referência tanto em Portugal como Espanha.

Comprar numa autêntica cidade, dentro de uma Fortaleza é uma experiência única que marca todos quantos visitam Valença.

Os mercados e feiras são um atrativo secular de Valença. Hoje temos a emblemática feira semanal de Valença (Quarta-feira), a mensal de Valença (1º domingo do mês) a de Cerdal ()2º domingo do mês) ou a Feira Anual dos Santos que atraem milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.

Feiras e Mercados

Descobre Feira anual dos Santos

Feira anual dos Santos

01 e 02 de novembro | durante o dia
Passos - Cerdal

A freguesia de Cerdal revive a emblemática Feira dos Santos, sempre nos dias 1 e 2 de Novembro. Mais de 400 tendas de vestuário, louças e calçado, as tasquinhas, a venda de gado, de  produtos do campo e maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos dão corpo a este evento. Aqui encontra, também, os famosos Pericos dos Santos, Valença é o único local no mundo onde se produzem.
 

Descobre Feira de Antiguidades e Velharias

Feira de Antiguidades e Velharias

1º domingo do mês | durante o dia
Mercado Municipal

Gosta de antiguidades e velharias?
Encontra em Valença uma das maiores feiras da Peninsula Ibérica.  Milhares de peças, autênticas relíquias fazem as delícias de colecionadores, amadores e apreciadores. Feira após feira são cada vez mais e de mais longinquas paragens os admiradores deste emblemático mercado.

Descobre Feira mensal de Cerdal

Feira mensal de Cerdal

2º domingo do mês | durante o dia
Passos - Cerdal

No Terreiro de São Bento, em Passos, freguesia de Cerdal, realiza-se, no segundo domingo de cada mês, a Feira Mensal de Cerdal. Um espaço amplo, onde se vende uma grande variedade de produtos é complementado por um mercado das lavradeiras, onde pode adquirir produtos biológicos caseiros. Aqui respira-se tipicidade e tradição num verdadeiro paraíso para os aficionados às feiras e mercados. O recinto dispõem de boas infra-estruturas e amplos parques de estacionamento.

Descobre Feira semanal de Valença

Feira semanal de Valença

Quartas-Feiras | durante o dia
Terreiro da Feira - Av. Sá Carneiro

Todas as quartas-feiras, durante o dia, encontra na feira semanal de Valença, uma das maiores de Portugal. Mais de 300 tendas apresentam produtos diversificados e de grande qualidade. As novidades do vestuário, dos têxteis lar, dos “trapos”, do calçado, das bijuterias, o artesanato local e regional, as frutas da época e tantas coisas mais são um convite a percorrer um mercado emblemático.
A feira semanal, pela sua dimensão e tradição, atrai  um grande número de público  nacional e espanhóis o que contribui para a dinamização da feira e do comércio local, incentivando  e promovendo as trocas comerciais. Um mercado que é uma referência para toda a Espanha e Portugal. Nasceu em 1282, a 3 de Maio e já percorreu vários locais desde a Fortaleza até ao atual espaço, na Cidade Nova.

Descobre Mercado das Lavradeiras

Mercado das Lavradeiras

Quartas-feiras e sábados | Durante a manhã
Mercado Municipal

Todas as quartas-feiras e sábados, durante a manhã, encontra os mais variados produtos biológicos, da época, no edifício do Mercado Municipal. Produzidos pelos lavradores do concelho proporcionam um mercado colorido com frutas e legumes da época.
Toda a frescura dos nossos campos desce à cidade.
Este espaço é uma montra do campo valenciano onde se comercializam produtos das nossas hortas, num ambiente onde se misturam cores, sons, cheiros e gentes diversas.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.