• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Espaço de refúgio

Espaços Museológicos

A cultura e tradições de Valença estão fortemente associadas à presença do Rio Minho e à imponência e riqueza histórico patrimonial da sua fortaleza. Espaço de refúgio e salvaguarda, palco de histórias de amores, conquistas e cumplicidades, a Fortaleza, desde sempre, reflectiu as vivências das gentes de Valença. Motivos não faltam, quer seja um viajante apreciador das maravilhas da natureza, quer seja um admirador da nossa cultura e da história que fez Portugal. Valença é um lugar que vale a pena visitar e que certamente o fará voltar!

Ecopista do Rio Minho

Ecopista do Rio Minho

Percurso de 22 km

A antiga linha ferroviária, hoje uma ecopista que liga Valença a Monção e a Vila Nova de Cerveira, reúne recursos culturais, naturais e paisagísticos que pretendem reforçar, em simultâneo, a oferta turística local e a atividade desportiva e de lazer.

Hoje, a via, considerada a 3ª melhor da europa, com 22Km, percorre toda a margem de Valença do rio Minho de Norte a Sul, um percurso de grande beleza e riqueza natural e paisagística.

No troço Norte de Valença, existe um Centro de Interpretação da Ecopista, que permite conhecer as memórias ferroviárias de Valença e a riqueza da fauna e flora do Rio Minho, resultante da remodelação da antiga Casa da Vigia da Linha. Um percurso que faz, ainda a ligação à Marginal da Senhora da Cabeça, junto ao rio Minho. Na parte Sul, a riqueza ambiental do biótipo da Veiga da Mira. Consulte aqui o roteiro e regulamento.

Miradouros

Miradouros

Vistas priveligiadas sobre o Vale do Minho

Miradouro do Baluarte do Socorro - Fortaleza - Situado no extremo norte da Fortaleza, o Baluarte do Socorro tem a melhor vista sobre Tui, a Ponte internacional, o Rio Minho e os campos agrícolas, tudo numa perfeita conjugação com o entorno.

Miradouro do Capela Sant'Ana - Monte do Faro - Um dos miradouros mais privilegiados do Alto Minho, com uma vista fabulosa sobre Valença e Tui com a ponte que as une e o rio Minho, até à sua foz, em Caminha. Situa-se junto das capelas de Nossa Sra. do Faro e de Santa Ana e tem como cenário um parque natural com agradáveis espaços de lazer e zonas para piquenique.

Miradouro da Capela de S. Lourenço - Taião - Local de grande valor paisagístico, o Miradouro da Capela de S. Lourenço é o ponto de partida para uma incursão na cultura histórica de Valença, através da qual poderá contemplar os vestígios de alguns Relógios de Sol, em Taião e prosseguindo depois até à freguesia de Cerdal.

Miradouro de Taião – Miradouro priveligiado para a parte Sul do concelho de Valença e Vale do Minho Transfronteiriço.

Trilhos Pedestres

Trilhos Pedestres

Deixe-se seduzir

Percorrer o concelho a pé e descobrir todos os seus encantos, é um verdadeiro desafio que o Município lhe propõe com a sua rede de 12 percursos pedestres.

Com maior ou menor dificuldade, é possível percorrer vales e serras e deslumbrar-se com o magnífico património natural, cultural e histórico.

Dos miradouros e a amplitude das paisagens que se podem vislumbrar em zonas de maior altitude até à vegetação luxuriante da zona ribeirinha, passando pelos testemunhos de séculos de história, deixe-se seduzir por esta proposta.

Capital do Caminho Português a Santiago

Espaços Museológicos

Valença é ponto de confluência do Caminho Central Português e da Costa, com marcas jacobeias únicas, espelhadas em monumentos, histórias e lendas. Em Valença sente-se a magia do caminho com momentos tão singulares como o estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, a meio da ponte, sobre o rio Minho, com a Fortaleza atrás e a Catedral de Tui em frente.

Percorrer o Caminho da Costa aqui, é mergulhar numa natureza prodigiosa marcada pelas margens do Rio Minho, o Biótipo da Veiga da Mira, coincidir com o traçado da Ecopista, ou as marcas romano /medievais das pontes de Chamosinhos e da Veiga da Mira.

Conhecer a Fortaleza, é percorrer as memórias de 2000 anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha, gravadas em pedras de granito. Uma joia da arquitetura militar abaluartada, com 5 Km de muralha, uma Fortaleza viva e multicultural, candidata a património Mundial da UNESCO.

O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e Tui medieval, completam-se num quadro singular.

Espaços Museológicos

Espaços Museológicos
Museu do Bombeiro Manuel Valdéz Sobral Largo 7 de Julho 4930-684 Valença GPS: N 42º 1’48.69’’/ W 8º 38’39.06’’ Tel.: (351) 251 809 000 E-mail: nmuseoligico@cm-valenca.pt Horário: segunda a sexta-feira 09h/12h30 e 13h30-17h Situado na antiga “Hospedaria Militar” e ex-quartel dos Bombeiros Voluntários, resulta do esforço e dedicação de Manuel Sobral, que foi voluntário desta Associação Humanitária entre 1944 e 1981. .

Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Valença Estação da CP – Largo da Estação 4930-692 Valença GPS: N 42º 1’30.09’’/ W 8º 38’23.56’’ Tel.: (351) 249 130 255 E-mail: se@fmnf.pt Site: www.fmnf.pt Horário: vistas com marcação prévia Este espaço ocupa as instalações da antiga cocheira de locomotivas da estação de Valença. Entre outras peças importantes, pode ver-se aqui um comboio do século XIX, construído em 1886, com exceção da carruagem de primeira classe.

Núcleo Museológico de Valença Rua Mouzinho de Albuquerque 4930-733 Valença GPS: N 42º 1’52.81’’/ W 8º 38’41.09’’ Tel.: (351) 251 806 020 E-mail: nmuseologico@cm-valenca.pt Site: www.visit valenca.com Facebook: visit valenca Horário: segunda a sexta-feira 09h/17h; sábado 09h/12h30 e 13h30/17h.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.