• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Áreas Naturais Classificadas

Riqueza paisagística e biológica

26 de setembro de 2017
As áreas naturais classificadas pela Rede Natura 2000 são uma riqueza paisagística e biológica.

A Área de Lazer da Senhora da Cabeça está em Cristelo-Covo. Poderá até praticar desportos náuticos, percorrer a Ecopista do Rio Minho, visitar o santuário da Senhora da Cabeça e deliciar-se com o amplo parque. Se por aqui estiver na Páscoa, não poderá faltar ao "Lanço da Cruz", uma das mais emblemáticas tradições de Valença!

A Área de Lazer de Friestas, é outra das zonas mais aprazíveis, onde se pode deleitar com a contemplação da paisagem, não faltam em redor bons locais para um piquenique, principalmente se viajar com crianças.

O Biótipo da Veiga da Mira é uma das zonas húmidas e reservas de fauna e flora mais importantes do rio Minho.Percorra o Trilho Pedestre da Veiga da Mira, com 4,6 quilómetros  e contemple a Ponte Medieval de Veiga da Mira, importante ponto da Via Romana que ligava Viana a Valença.

Castelo da Furna - Em Boivão está o castelo rochoso da Furna. Das memórias do antigo Julgado de Froião restam as marcas nas pedras e os vestigios arqueológicos. A imponência do espaço salta a vista com a dimensão e as formas granitícas.

Cascata da Grova - Em Cerdal encontramos uma das maiores e emblemáticas cascatas da região. Acessível desde a estrada para Mosteiró, impacta pelo fenómeno natural e imponência da Cascata.

Insua do Conguedo - Em frente a Verdoejo, no rio Minho, encontramos a Insua do Conguedo. Um espaço natural protegido de gran de rqieuzxa paisagistica e de fauna e flora. O lago do rio Novo, a pesqueira da Gingleta, a Ilha do ranhão e o Parque de Merendas de Verdoejo sãoa atrativos nas proximidades.

Ilha de São Pedro da Torre - Em São Pedro da Torre encontramos um espaço natural refugio classificado, entre o arieiro e a foz do ribeiro Mira. Percorra a Ecopista do Rio Minho e aprecie a beleza do espaço.

Insua dos Crastos - Entre Valença e Monção, em Friestas e Lapela encontramos a Insua do Crasto que ficou celebre quando Lindbergh aqui aterrou a 12 de novembro de 1933.

Adicionar comentário

Conheça também

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.