• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

A Tradição da Feira dos Santos em Valença

1 e 2 de Novembro foi dia de Feira e Romaria

2 de novembro de 2018
1 e 2 de novembro, o destino foi a Feira dos Santos em Cerdal, a última grande feira romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular. 
    Há mais de 260 anos, pelo menos, que a tradição se mantém atraindo portugueses e  galegos.
    Uma feira onde se vende de tudo, nas mais de 400 tendas e onde o vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os  produtos do campo, as maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos fazem as delicias da multidão.

Feira dos Santos e das Trocas
    A 1 de novembro foi a Feira dos Santos e a 2 de novembro a a Feira dos Trocas. Assim se mantém a tradição de trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviam.

O Único Lugar no Mundo Onde Há Pericos
    A meados de outono os pericos amadurecem e são a delicia entre as frutas da época. Os pericos, semelhantes a uma pequena pera, são endógenos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos pericos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delicias de quem aprecio os produtos bio.

Noites Afamadas dos Santos, com Vinho Novo, Petiscos e Concertinas 
    Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos foi o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais. Nas tasquinhas animam-se as noites ao som das concertinas e soltam-se as mais castiças cantigas de desgarrada.

Corridas de Garranos em 1 de Novembro
    Na Pista das Corridas os ginetes mostraram a beleza do nosso cavalo, o garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorreram  no dia 1, na Pista das Corridas. 
    Os emblemáticos cavalos garranos deram um colorido especial à feira do gado que contou, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos.

Séculos de Tradição
    A Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes. A feira já aparece documentada em 1758 e é um ponto de confluência de povos e onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.

Adicionar comentário

Agenda

Notícias

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.