• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Concerto da Banda Sinfónica do Exército na Eurocidade

Homenagem ao Maestro Sousa Morais

4 de outubro de 2019
A Banda Sinfónica do Exército Português deu um concerto de homenagem ao Maestro Sousa Morais em  4 de outubro no Teatro Municipal de Tui, com entrada gratuita.
    Pela primeira vez a Eurocidade Tui Valença recebeu um concerto da principal banda do Exército Português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença.
    A atuação da Banda Sinfónica do Exército abriu um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao Maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre.

Programa do Concerto
    O programa do concerto constou da interpretação das peças “Homenagem a Mouzinho de Albuquerque”, “Montanhesa” e “Uma Festa no Minho – 2ª Rapsódia”, da autoria do Maestro Sousa Morais. O concerto será, ainda enriquecido com as peças “La Torre del Oro – Preludio”, de Gerónimo Giménez e “The Planets Jupiter”de Gustav Holst/Arr. James Curnow. A direção esteve a cargo do  Major Alexandre Coelho.

Banda Sinfónica do Exército
    A Banda Sinfónica do Exército é a herdeira da larga tradição musical do Exército Português, compreende instrumentistas de sopro, cordas e percussão com 80 elementos.

Maestro Sousa Morais Compositor Excecional com Mais de 300 Obras
    O percurso do Maestro Sousa Morais começou a 30 de Setembro de 1872 no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença. Daqui percorreu Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor.
    O seu legado, ainda hoje estudado e interpretado, é composta por um número indeterminado de obras, das quais apenas cerca de 300 estão identificadas e localizadas. 

Sempre Ligação a Valença 
    Valença está representada na sua obra com a “Montanhesa”, criada em 1909, evocativa da Romaria da Senhora do Faro.

Adicionar comentário

Agenda

Notícias

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.