• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Natureza e beleza paisagística

Natureza e beleza paisagística

Falar de Valença, da sua natureza e beleza paisagística, é falar obrigatoriamente do Rio Minho, elemento indissociável da sua história, das suas tradições e um dos responsáveis por muitos dos seus atractivos turísticos, seja pela rica gastronomia que aqui se pode saborear, ou pela beleza indiscutível das suas paisagens ribeirinhas!

A riqueza ambiental do rio Minho justificou a sua integração na Rede NATURA 2000, uma redeecológica para o espaço da União Europeia, que pretende contribuir para a protecção da biodiversidade através da preservação dos habitats naturais e da fauna e flora selvagens.

Classificado como Sítio de Importância Comunitária (S.I.C.), quer pela presença de um conjunto de habitats de elevado interesse ecológico, quer pela sua importância para a conservação de espécies piscícolas migradoras e de algumas espécies de mamíferos associados ao meio aquático e à vegetação ribeirinha, como a lontra ou a toupeira de água, o rio Minho é um dos poucos em Portugal onde, ainda, é possível encontrar salmão, e também lampreia ou sável, espécies muito apreciadas e cuja pesca se faz, ainda, de forma artesanal.
 

Pesqueiras do Rio Minho

Pesqueiras do Rio Minho

As pesqueiras do Rio Minho constituem um legado histórico de construções populares que testemunham o engenho e as artes da pesca fluvial artesanal que aqui se praticava e a que, ainda, hoje se pode assistir.

Habilidosos sistemas de muros construídos a partir das margens, as pesqueiras assumiam-se como barreiras à passagem do peixe, que se via assim obrigado a fugir pelas pequenas aberturas através das quais, coagido pela força da corrente, acabava por ser apanhado em engenhosas armadilhas!

As primeiras referências escritas às pesqueiras do Rio Minho datam do século XI, e aparecem em documentos relativos às doações a mosteiros da Ribeira do Minho, sendo possível, traçar o rumo da sua evolução, quer ao nível da propriedade e gestão, quer ao nível do processo de construção.

Em São Pedro da Torre, Ganfei e Verdoejo são recomendados se desejar observar de perto as pesqueiras e assistir à faina dos pescadores, que em barco ou à cana continuam a preservar esta arte da pesca artesanal.

Áreas Naturais Classificadas

Áreas Naturais Classificadas

As áreas naturais classificadas pela Rede Natura 2000 são uma riqueza paisagística e biológica.

A Área de Lazer da Senhora da Cabeça está em Cristelo-Covo. Poderá até praticar desportos náuticos, percorrer a Ecopista do Rio Minho, visitar o santuário da Senhora da Cabeça e deliciar-se com o amplo parque. Se por aqui estiver na Páscoa, não poderá faltar ao "Lanço da Cruz", uma das mais emblemáticas tradições de Valença!

A Área de Lazer de Friestas, é outra das zonas mais aprazíveis, onde se pode deleitar com a contemplação da paisagem, não faltam em redor bons locais para um piquenique, principalmente se viajar com crianças.

O Biótipo da Veiga da Mira é uma das zonas húmidas e reservas de fauna e flora mais importantes do rio Minho.Percorra o Trilho Pedestre da Veiga da Mira, com 4,6 quilómetros  e contemple a Ponte Medieval de Veiga da Mira, importante ponto da Via Romana que ligava Viana a Valença.



Áreas Naturais Classificadas

Castelo da Furna - Em Boivão está o castelo rochoso da Furna. Das memórias do antigo Julgado de Froião restam as marcas nas pedras e os vestigios arqueológicos. A imponência do espaço salta a vista com a dimensão e as formas granitícas.

Cascata da Grova - Em Cerdal encontramos uma das maiores e emblemáticas cascatas da região. Acessível desde a estrada para Mosteiró, impacta pelo fenómeno natural e imponência da Cascata.

Insua do Conguedo - Em frente a Verdoejo, no rio Minho, encontramos a Insua do Conguedo. Um espaço natural protegido de gran de rqieuzxa paisagistica e de fauna e flora. O lago do rio Novo, a pesqueira da Gingleta, a Ilha do ranhão e o Parque de Merendas de Verdoejo sãoa atrativos nas proximidades.

Ilha de São Pedro da Torre - Em São Pedro da Torre encontramos um espaço natural refugio classificado, entre o arieiro e a foz do ribeiro Mira. Percorra a Ecopista do Rio Minho e aprecie a beleza do espaço.

Insua dos Crastos - Entre Valença e Monção, em Friestas e Lapela encontramos a Insua do Crasto que ficou celebre quando Lindbergh aqui aterrou a 12 de novembro de 1933.

Parques de Merendas

Parque de Merendas

da Furna

Descobre da Furna

Em Boivão está o castelo rochoso da Furna. Das memórias do antigo Julgado de Froião restam as marcas nas pedras e os vestígios arqueológicos. A imponência do espaço salta a vista com a dimensão e as formas graníticas. Entre a grandiosidade dos penedos resguarda-se um acolhedor parque de merendas.

Parque de Merendas

da Senhora da Cabeça

Descobre da Senhora da Cabeça

Junto ao Rio Minho, o Parque da Senhora da Cabeça é um frondoso e convidativo parque de merendas. O Santuário da Senhora da Cabeça, templo de devoção, o celebre Lanço da Cruz, na segunda-feira de Páscoa, o rio Minho e a Ecopista são atrativos que tornam este local único.

Parque de Merendas

de Chamosinhos

Descobre de Chamosinhos

Próximo à EN 13 surge um parque de merendas entre o pinhal. Um local aprazivel, com bons acessos e rodeado por uma ampla mancha verde.

Parque de Merendas

de Friestas

Descobre de Friestas

No encontro do ribeiro Manco com o Rio Minho surge um amplo parque fluvial, em Friestas.
O extenso areal, o arvoredo ribeirinho, a Insua do Castro e o parque de merendas convidam a um dia relaxante.

Parque de Merendas

de Gondomil

Descobre de Gondomil

Em pleno pinhal, de Gondomil, sente-se o silêncio num parque com todas as condições para um dia bem passado. Próximo ao ribeiro da Furna é um local de excelência para um piquenique em família.

Parque de Merendas

de Mosteiró

Descobre de Mosteiró

Em pleno encosta de Cerdal, junto ao ribeiro da Grova, um amplo parque de merendas. O espelho de àgua, a cascata da Grova, o ribeiro são um verdadeiro paraiso para os amantes da natureza. Pare, descanse, traga o seu merendeiro.

Parque de Merendas

de São Sebastião

Descobre de São Sebastião

No topo do monte de São Sebastião, as vistas são privilegiadas para toda a parte sul de Valença. As áreas agrícolas, a cidade ao fundo, o rio Minho, os montes de Valença encantam o olhar. O santuário e o pinhal proporcionam um parque de merendas convidativo para um dia bem passado em família.

Parque de Merendas

de Taião

Descobre de Taião

Parque de merendas junto à Capela do Senhor do Socorro, com amplo parque e bem equipado.

Em plena encosta, na freguesia de Taião, a terra onde está sempre sol. Os sobreiros, os carvalhos o verde da paisagem, o silêncio da encosta convidam a um dia bem passado.

Parque de Merendas

de Verdoejo

Descobre de Verdoejo

Junto ao rio Minho e à Insua do Conguedo este é um espaço que convida a apreciar a natureza, num espaço paradisíaco. Numa  zona ribeirinha, de fácil acesso e vastas sombras onde se ouve a natureza no seu estado mais puro.

Parque de Merendas

do Cristelo

Descobre do Cristelo

Na esplanada da Fortaleza destaca-se uma mancha arbórea que acolhe o Parque de Merendas de Cristelo. Em pleno acesso ao centro histórico convida a desfrutar das suas sombras. A Fonte de Cristelo marca a entrada no parque e a avenida. Reza a lenda que quem beber desta fonte em Valença casará. Aventure-se!

Parque de Merendas

Monte do Faro

Descobre Monte do Faro

Em plena encosta do Monte do Faro surge um refugio natural único que convida para um dia bem passado. O santuário, a devoção à Senhora do Faro, o Miradouro de Sant'Ana, com as melhores vistas para o Vale do Minho e o sul da Galiza são irresistíveis.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.