• Mapa Turístico
  • Loja de Turismo, Portas do Sol, 4930-717 Valença
  • +351 251 823 329

VisitValença.com

Conteúdo

Valença - Caminhos de Santiago e Fátima

Caminhos de Santiago e Fátima

Valença é ponto de confluência do Caminho Central Português e da Costa, com marcas jacobeias únicas, espelhadas em monumentos, histórias e lendas.

Aqui sente-se a magia do caminho com momentos tão singulares como o estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, a meio da ponte, sobre o rio Minho, com a Fortaleza atrás e a Catedral de Tui em frente.

Valença marca, também, o início dos Caminhos de Fátima, percorrendo o Caminho Português Central, em sentido inverso. As marcas marianas em Valença são muito em especial os testemunhos deixados pela presença da Irmã Lúcia.

Percorrer estes caminhos aqui, é mergulhar numa natureza prodigiosa marcada pelas margens do Rio Minho, acompanhar os traçados das vias romano /medievais e um vasto património edificado.

Conhecer a Fortaleza, é percorrer as memórias de 2000 anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha, gravadas em pedras de granito. Uma joia da arquitetura militar, com 5 Km de muralha, uma Fortaleza viva e multicultural, candidata a património Mundial da UNESCO.

O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e Tui medieval, completam-se num quadro singular.

Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal é, hoje, um espaço aberto ao mundo e símbolo das relações entre Portugal e Espanha.

A Fortaleza e os sabores únicos da gastronomia local são um convite irresistível proporcionados pelo Menu do Peregrino.

Valença é uma experiência que marca quem percorre as suas ruas, caminhos de ronda, fossos e recantos, numa cidade de fronteira e multicultural, calcorreada pelos peregrinos para Santiago e Fátima.

Fortaleza
de Valença

o mais emblemático dos seus ícones – impõe a sua presença no alto de uma colina, assinalando a grandeza de uma das mais antigas povoações portuguesas, cuja imponência será, talvez, a responsável pela primeira impressão que se tem ao chegar.